Diferenciais

Diferenciais UPF

O trabalho sério e comprometido realizado por toda a comunidade acadêmica em prol da excelência no ensino, na pesquisa e na extensão torna a Universidade de Passo Fundo referência em educação superior no Rio Grande do Sul e, também, na região Sul do Brasil, garantindo à Instituição bons resultados nas avaliações conferidas tanto pelo Ministério da Educação (MEC) quanto por órgãos que promovem avaliações não oficiais, como o jornal Folha de São Paulo e o Guia do Estudante da Editora Abril.

Os diferenciais apresentados abaixo certificam a qualidade educacional da UPF e contribuem para o seu reconhecimento como a maior Instituição de Ensino Superior do norte gaúcho.

 

Conceito 4 no Índice Geral de Cursos divulgado pelo MEC

O compromisso com a excelência educacional da UPF foi demonstrado mais uma vez em 2013, quando a Instituição recebeu conceito 4 no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), referente ao ano de 2012.

O IGC é um indicador de qualidade de instituições de educação superior que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). No que se refere à graduação, é utilizado o Conceito Preliminar de Curso (CPC), e no que se refere à pós-graduação, é utilizada a Nota Capes.

O índice é atribuído pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, vinculado ao Ministério da Educação (Inep/MEC). Das 2.171 instituições brasileiras que foram avaliadas, apenas 14,5% atingiram conceito 4. A UPF ocupa a 16ª colocação entre as IEs privadas do Brasil e a 69ª posição geral no país.

 

Tradição e Responsabilidade Social reconhecidas

  • A UPF também recebeu nos últimos anos importantes prêmios:
  • Prêmio de Responsabilidade Social concedido pela Assembleia Legislativa;
  • 6º Prêmio de Responsabilidade Social, promovido pelo Sindicato do Ensino Privado Sinepe/RS;
  • Santander Universidades: Prêmio Guia do Estudante – Destaques do Ano 2013 – Categoria Autoavaliação Institucional pelo projeto Planejamento Estratégico como Ferramenta de Autoavaliação e de Gestão, do curso de Engenharia de Alimentos, da UPF. 

 

 Reconhecimento de cursos

As graduações ofertadas pela UPF passam por avaliações constantes do MEC. Em 2013, o Ministério publicou portarias de reconhecimento e renovação de reconhecimento dos seguintes cursos, que em 2012, receberam visita in loco.

  • Fisioterapia – 4 (numa escala de 1 a 5)
  • Fonoaudiologia – 4 (numa escala de 1 a 5)

 

Autorização para ensino a distância

Outra importante conquista da UPF em 2013 foi o credenciamento da Instituição para a oferta de cursos na modalidade a distância (EAD). E o primeiro curso de graduação foi o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Tecnologia de Informação que, por ocasião da visita in loco para autorização, obteve conceito 5 (numa escala de 1 a 5).

Em 2015 a Universidade também passa a oferecer o primeiro curso de especialização na modalidade.

 

Cursos acreditados e reconhecidos no Mercosul

Atenta às questões da internacionalização e da mobilidade estudantil e docente, a UPF já conta com quatro cursos acreditados pelo Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul (Arcu-Sul), cuja implementação foi possibilitada graças a um acordo firmado entre os Ministérios de Educação da Argentina, do Brasil, do Paraguai, do Uruguai, da Bolívia, do Chile, da Colômbia e da Venezuela.

O reconhecimento resulta de um processo de avaliação por meio do qual a qualidade acadêmica dos cursos de graduação é certificada, atestando que as graduações satisfazem o perfil do graduado e os critérios de qualidade previamente aprovados no âmbito regional. A acreditação tem validade de seis anos.

 

Cursos acreditados da UPF

Na UPF, as visitas para fins de avaliação tiveram início em 2012. O primeiro curso acreditado foi o de Agronomia (acreditação 94405); em seguida, foram acreditados os cursos de Arquitetura e Urbanismo (acreditação 94419) e de Engenharia Civil (acreditação 96912). O curso de Engenharia Mecânica recebeu a visita da comissão de avaliação em 2013 e, em breve, também deverá ser acreditado. A mais recente acreditação concedida foi ao curso de Engenharia de Alimentos, em 2014. 

 

Programa Marca

Um dos resultados de ter cursos acreditados é que a Instituição pode integrar o Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados (Marca). A iniciativa do governo federal ocorre com a participação de universidades conveniadas dos países membros e associados ao Mercosul.

 

50 cursos estrelados pelo Guia do Estudante em 2014

Uma das mais importantes publicações da Editora Abril voltada ao público jovem, o Guia do Estudante, destacou novamente a UPF. Ao todo, 50 cursos da Instituição foram estrelados pela publicação em 2014. As graduações estreladas pertencem ao campus Passo Fundo e aos campi Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Palmeira das Missões, Soledade e Sarandi.

A UPF já havia sido destaque na avaliação do ano anterior, quando teve 47 cursos estrelados pela publicação. Clique aqui e saiba mais.

 

Melhores por área do conhecimento

A Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária – FAMV, o Instituto de Ciências Biológicas – ICB e a Faculdade de Engenharia e Arquitetura – Fear, conquistaram por sete anos consecutivos o Prêmio Melhores Universidades – Guia do Estudante, da Editora Abril, na categoria “As Melhores por Área de Conhecimento”, em Meio Ambiente e Ciências Agrárias – Escola Privada.

 

Convênios para intercâmbio internacional

Ciente de que a mobilidade tanto de acadêmicos quanto de docentes é fundamental para desenvolver e ampliar os conhecimentos da comunidade acadêmica, a UPF possui convênios internacionais firmados, possibilitando aos acadêmicos e professores intercâmbio em 55 universidades de 16 países.

Detalhes aqui

 

Diferenciais no ensino, pesquisa e extensão

  • Ensino em sintonia com o mercado de trabalho nos 60 cursos de graduação: a Instituição oferece a possibilidade de continuação dos estudos e, para isso, mantém atualmente 53 cursos de especialização e MBAs em andamento, 13 mestrados, quatro doutorados e nove estágios pós-doutorais.
  • Professores qualificados: mais de 76% do corpo docente tem mestrado e doutorado.
  • Programas federais: a Instituição participa de vários programas federais que qualificam a formação dos acadêmicos, concedem bolsas aos estudantes, além de prestarem importantes serviços à comunidade. São exemplos o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) e o Programa Ciência sem Fronteiras.

 

Infraestrutura de excelência preparada para receber os estudantes: rede de bibliotecas, bibliotecas virtuais, laboratórios em todas as áreas do conhecimento, museus, clínicas, anfiteatros e auditórios, salas de ensino prático experimental, ginásios poliesportivos, salas de exposição, emissora de televisão universitária, emissoras de rádio, editora, zoológico, centro de línguas, centro de convivência, e uma ampla área verde. Aqui o ensino vai além da sala de aula!